sábado, 17 de setembro de 2016

Você conhece a família Portinho?

Quem foi Francisco Sertório Portinho?
Francisco Sertório Portinho era gaúcho e casado com Maria Velasco Portinho, que era boliviana. Esse casal veio para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, ou seja, capital do Brasil, onde Portinho trabalhou como Superintendente da Limpeza Pública até sua morte. Teve 9 filhos, entre eles Carmen Portinho, que é a patrona de nossa sala de leitura. Não existe precisão entre a data de seu nascimento e sua morte, estima-se que tenha nascido entre os anos de 1849 e 1909. Em 1911 veio para o Rio de Janeiro com sua família, período em que o prefeito de nossa cidade era Bento Ribeiro, que governou de 16 de novembro de 1910 a 16 de novembro de 1914. Não encontramos fotos de Francisco Sertório Portinho.

Quem é Carmen Portinho?
Ela é a patrona de nossa Sala de Leitura. 


Carmen Velasco Portinho nasceu em 1903, em Corumbá, Mato Grosso. Durante a década de 1940 chefiou o Departamento de Habitação Popular. Posteriormente, dirigiu o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e a Escola Superior de Desenho Industrial, de 1967 a 1988. Carmen Portinho faleceu em 2001, aos 98 anos." 

Foi a primeira mulher no Brasil a obter o título de urbanista, pela Universidade do Distrito Federal, no ano de 1939. Defendeu a tese “A Construção da Nova Capital do Brasil no Planalto Central”. Engenheira e militante feminista, Carmen foi a primogênita de nove irmãos. Filha de Francisco Sertório Portinho, gaúcho, e de Maria Velasco, boliviana. Em 1911, seus pais vieram para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Francisco trabalhou como superintendente da Limpeza Pública da capital até a sua morte.

Dona de um temperamento tenaz e corajoso, aos 21 anos Carmen se forma engenheira-geógrafa (1924) e aos 23 anos (1926) recebe o título de engenheira civil, ano em que ingressa na prefeitura do Distrito Federal, na diretoria de Obras e Viação. Foi a terceira mulher a se formar engenheira no país. Desde 1925, penúltimo ano do curso de engenharia, começou a dar aulas no Colégio Pedro II (matemática), fato que foi considerado um escândalo por ser uma mulher a ministrar aulas em um internato masculino. Na época, mesmo a interferência do ministro da Justiça não conseguiu demovê-la da cátedra. Carmem lecionou por mais três anos, quando então decidiu se afastar.

Em paralelo à sua profissão ela militou com entusiasmo nas décadas de 20 e 30 em defesa da conquista da cidadania feminina e do reconhecimento profissional das mulheres. Em 1919 participou junto com Bertha Lutz da organização do movimento sufragista. Foi atuante na Federação Brasileira pelo Progresso Feminino desde a sua fundação, tendo sido eleita vice-presidente. Em 1930 funda a União Universitária Feminina, sendo a primeira presidente, com o objetivo de resguardar os interesses femininos nas profissões liberais.


Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmen_Portinho




Passeio ao Planetário da Gávea

As turmas 1301 e 1302 tiveram um lindo passeio essa semana, foram conhecer o nosso sistema solar e os mistérios do universo no Planetário da Gávea. Foi um passeio muito legal. Até a tia Jussara e a tia Rosa Mary acharam o passeio sensacional. Veja quanta gente bonita!!!




















Veja o Planetário da Gávea por fora:





Lendo muito na sala de leitura - turma da tia Graciane

Nossa escola prioriza o processo de leitura e escrita, a turma da tia Graciane não perde uma oportunidade. Veja que lindos lendo pra valer!!!